sábado, 7 de junho de 2014

Recordações de infância - anos 60/70 - Os brindes dos gelados Olá e Rajá



Praia de Santa Cruz - Verão de 1967

Recuemos à segunda metade da década de 60 do século XX. 
À data, eu tinha 3 anitos, e parte das férias de Verão eram passadas na Praia de Santa Cruz, local aonde para o efeito os meus pais alugavam casa.
Nesse ano a casa era térrea, com uma varanda corrida. Mesmo ao lado havia outra casa em tudo idêntica, também ela alugada para férias, com a mesma varanda, a qual se separava da nossa por um muro de três ou quatro tijolos de altura. 
Os vizinhos eram um casal com um filho que na época teria os seus 11 anos. O garota gostava muito de crianças e fizemos amizade.
No dia em que as férias destes acabaram, o Fernando, a quem eu chamava de "Nando", ofertou-me uns singelos seis bonequinhos de plástico monocromáticos. Eram todos azul bébé. Gostei imenso deles, guardei-os religiosamente e sobreviveram até hoje.
Actualmente sei que se trata de brindes dos gelados da Olá dos idos anos 60. Por acaso encontrei na Net, no blog "Dias que voam"  o cartaz publicitário que a eles fazia alusão.


Muito mais tarde, estando já na Faculdade, lembrei-me de os pintar com tinta de esmalte. Pesquisei as cores originais e meti mãos à obra. Nem sei se tomei a decisão certa, no entanto ficaram uma delícia!
Apresento-vos o Mickey e a Minnie.


O Donald e a Daisy.


O Goofy e Jiminy Cricket


Como seria de esperar, estes foram os primeiros de muitos, muitos mais!
Fui crescendo, e nas épocas balneares que se seguiram, sempre que ouvia o pregão "Rajá fresquinho! Fruta, ó chocolate!",virava-me de imediato para os meus pais para que me comprassem um gelado.
E, claro está, como não era só na praia que se vendiam gelados, a colecção foi aumentando. Quase todos os cafés tinham uma arca da Rajá, ou posteriormente da Olá, e no Verão aqueles gelados eram um manjar dos deuses!
Já no final dos anos sessenta, princípios de setenta, foi transmitida na TV uma série de seu nome " Carrocel Mágico" que fazia com que tudo o mais ficasse em suspenso. Personagens como o cão Franjinhas, Anita, o Saltitão, o caracol Ambrósio,o tio Realejo,etc, eram um deslumbre para a miudagem desses tempos.
Fui pesquisar e percebi que o original é francês, data de 1964,  é da autoria de Serge Danot, e intitulava-se "La Ménage Enchanté". Pouco depois,é adaptada para a BBC, tendo sido exibida entre 1965 e 1977. Esta é a versão que foi passada entre nós,ainda a branco e preto.
Claro que a Olá, viu ali uma excelente oportunidade de promover as suas vendas, e colocou nos seus gelados brindes com as personagens da série.
Felizmente, esta vossa amiga ainda os tem todos,embora só tenha tido paciência para pintar três deles:
- Anita, Franjinhas e Ambrósio.



Não resisto a colocar aqui o genérico da série na versão inglesa. 






Em 2005 esta série deu origem a um filme,com animação digital, "The Magic Rounabout", e ainda a uma nova série realizada com as novas técnicas digitais que foi exibida no canal inglês Nick Jr.
Também desta vez não me fiz rogada a adquirir o filme, assim como os novos bonecos, com um look muito mais moderno, em PVC,  e óbviamente coloridos de origem...



Voltando aos brindes dos gelados, seguem-se inúmeros exemplares da Warner Brothers, Hanna Barbera,entre tantos, tantos outros!





A versão original monocromática de Bugs Bunny, e a pintada por mim.



Versão monocromática do caracol Ambrósio, e a mais incrementada a cores



                                                                O retrato de família


5 comentários:

  1. boa tarde,sabe dizer-me de que ano eram umas figuras coloridas da hanna barbera, que eram oferecidos com os gelados ola? tem fotos de algumas delas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa-tarde!
      Na verdade, não sei precisar com exactidão o ano de lançamento dessas figurinhas da Hanna Barbera. No entanto, julgo que serão contemporâneas das que acima mencionei, já que tenho algumas em meu poder, e todas, sem excepção, foram coleccionadas nos anos 60 e 70. Quanto a fotos; nunca as fotografei.
      Obrigada pela sua visita!!

      Alexandra Roldão

      Eliminar
    2. boa noite, quando tivesse a disponibilidade se pudesse escrever para exophila@gmail.com agradecia

      Eliminar
  2. Bom dia, será que se lembra de um gelado olá dos anos 70 creme e castanho por dentro ( acho) que tinha o pau de plástico com uma especie de regua que dava para fazer letras, ou algo parecido?
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Luis Louro, não seria o Zezesete? Tenho uma vaga ideia desse gelado cujo pauzinho tinha uma letras ou frase, não me lembro

    ResponderEliminar